São muitas as teorias sobre liderança, quais características deve ter um líder, diferenças entre ser “chefe” e “líder”. As teorias concordam no ponto em que o verdadeiro líder se sustenta através do seu exemplo, suas ações são inspiradoras, apaixonadas e coerentes com o seu discurso. Ele age naturalmente…

Há alguns anos fui contratado para desenvolver o treinamento dos gestores de uma Usina de açúcar e álcool localizada próximo a Araraquara-SP. Durante os vários meses de trabalho fiquei hospedado em Araraquara. Certa manhã, no caminho da usina, furou o pneu do carro. Era uma rua estreita e movimentada, encostei onde pude. Eu estava sozinho e com tempo, não iria me atrasar para o trabalho, mas tinha que trocar o pneu e sair rapidamente dali pois era um local perigoso. Então, imaginei que eu estava em um pitstop de fórmula 1 e corri pra realizar o serviço.

Já estava apertando os parafusos pra prender o estepe quando um “carrão” encostou atrás do meu… eis que desce o presidente da empresa. Ele não perguntou nada, apenas disse “Cacá, deixa eu te ajudar!”. Naquele momento, sem entender de onde ele apareceu, preocupado com a sua segurança, respondi: “não se incomode, pode seguir… já estou terminando!”. Então ele se abaixou pegou a roda (imunda) que estava com o pneu furado e colocou no meu porta-malas, enquanto eu já retirava e guardava o macaco. Antes de entrar no carro e seguir para a usina ele me falou: “quando chegar na usina, leve seu carro na manutenção automotiva, eles consertam o pneu pra você”.

Eu devia estar com cara de quem viu fantasma pois quando entrei no escritório o pessoal olhou pra mim e perguntou em coro: “o que aconteceu?” antes de conseguir responder, meu ramal tocou… era o gerente da manutenção, ciente de todo ocorrido e já dizendo: “Cacá, o motorista vai passar pra pegar seu carro e consertar o pneu furado…” e assim foi feito.

Líder é aquele que influencia, motiva e engaja as pessoas no cumprimento das tarefas.

Independente do cargo que ocupa, líder é aquele que influencia, motiva e engaja as pessoas no cumprimento das tarefas. A história parece boba, mas representa muito a cultura daquela empresa. O presidente podia ter seguido seu caminho sem parar para ajudar (ninguém saberia), ou poderia ter ligado para alguém socorrer, mas escolheu parar e ajudar, além de direcionar a solução do problema. Isso fez com que todos os envolvidos se engajassem na resolução do problema, além de mostrar o exemplo para todos os que observaram. No dia seguinte tive oportunidade de agradecê-lo pessoalmente. Nunca vou me esquecer desta história. Ah, e pra quem não sabe, Cacá é meu apelido!

Oscar Ferreira Neto