Warren Bennis observa que os verdadeiros líderes não nascem feitos, são desenvolvidos, “geralmente autodesenvolvidos”, reforça ele. Isso quer dizer que um profissional pode ser estimulado para o trabalho, mas só se tornará um verdadeiro líder por esforço próprio. Num enfoque bastante objetivo, a liderança se desenvolve em três componentes:

1. Componente Visionário: construindo e compartilhando uma Visão de Futuro;
2. Componente Transformador: tornando presente a visão de futuro;
3. Componente Sustentador: agindo com coerência e paixão.

Nesse sentido, o líder precisa ter visão direcionada, paixão, integridade, curiosidade e ousadia. Precisa ter uma ideia clara do que fazer – Visão de Futuro – profissional e pessoalmente e energia para superar situações adversas. Precisa ter capacidade de viabilizar essa Visão de Futuro com o apoio da sua “comunidade” – é esse o segredo da visão direcionada. Se ele não sabe para onde está indo (daí, profissionalmente, a necessidade de conhecer a Visão de Futuro, a Missão e as Crenças da organização), nem o porquê de estar seguindo nessa direção, provavelmente não conseguirá atingir qualquer objetivo.

Outro estímulo forte é a paixão: o líder ama o que faz.

Ele tem uma paixão desmesurada pelas promessas da vida, combinada por uma paixão pela sua profissão, por sua ação. O líder que comunica paixão fornece esperança e inspiração para outras pessoas.


Já a integridade do líder passa por duas características próprias: seu autoconhecimento e nível de maturidade. O líder, por exemplo, nunca mente para si mesmo, reconhecendo seus defeitos bem como suas qualidades, o que demonstra seu grau de maturidade.

A coerência dá sustentação à liderança.

Por fim, curiosidade e ousadia são outros dois requisitos necessários ao líder na concretização da Visão de Futuro. O líder quer inovar, experimentar, correr riscos. Ele não se intimida com falhas: aceita os erros sabendo que irá aprender com eles. A verdadeira sabedoria do líder está em tirar lições das adversidades.

Existem outros aspectos importantes que complementam esta dimensão: entre eles, a criatividade oportuna, a intuição, o bom senso, o controle emocional (especialmente em situações de incertezas) a postura positiva diante de situações adversas, a mentalidade aberta e as crenças e valores voltados para a construção de novas realidades.